
Este curso propõe um conceito – “ecologia alargada” – e propõe 3 Ds, que são evocação de um programa progressista, mas sobretudo apontam para uma mudança de paradigma: as desigualdades a combater no mundo contemporâneo, a premência de atender às razões do decrescimento, e a diversidade que se vai rarefazendo na era da globalização neoliberal.
A urgência da mudança de paradigma já vai para velha. Na verdade, já se fazia ouvir quando, em Portugal, eram outros Ds que estavam em jogo. Ainda assim, apesar da urgência, tarda em acontecer, arrastando consequências cada vez mais penosas para o mundo natural, mas também para o mundo social, afinal apenas aspetos do mundo planeta que é global, mas se sente também em cada país, em cada região, em cada lugar.
Será que a urgência só é levada a sério quando devolve a sua realidade na forma de emergência sentida?
Este curso será um espaço de discussão coletiva e de reflexão em torno destas três dimensões de uma ecologia alargada. As 10 sessões serão uma oportunidade para o encontro de perguntas e de perplexidades, mais do que respostas e certezas, ainda que também as haja.